VIAGEM DE ÔNIBUS COM ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO! 

Agora você não tem mais desculpa para não fazer aquela viagem tão esperada e ainda incluir seu melhor amigo na diversão! É possível viajar e levar o seu animal de estimação junto, para isso o Tem Ônibus te explica o que deve ser feito.

temonibus-blog-image-animais

Cães e gatos

Para levar cães e gatos nas viagens interestaduais, é obrigatória a apresentação de um Atestado Sanitário para o Trânsito de Cães e Gatos. Este atestado deve ser emitido por um veterinário registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de origem do animal, o formulário deste atestado é encontrado no site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (www.agricultura.gov.br).

Segundo determinação da ANVISA, animais que tiverem idade maior que 3 meses, devem estar acompanhados também do comprovante de vacinação antirrábica que tenha sido dada no animal entre 30 dias ou até 1 ano antes da data da viagem.

Algumas viações permitem que pequenos cães e gatos sejam transportados no interior do veículo, porém outras viações não permitem. As que permitem, sugerem que o passageiro compre uma poltrona adicional para acomodar o animal, evitando o desconforto com outro passageiro e não comprometendo o conforto e segurança do veículo.

Já os animais de médio ou grande porte, não podem viajar dentro do ônibus, inclusive no bagageiro. Para saber a regra da viação que pretende viajar quanto a este caso, sugerimos que, antes de comprar a passagem, você entre em contato com a viação e tire suas dúvidas.

Outros animais domésticos

Para quem possui outros tipos de animais domésticos e quer viajar, deve levar além de um Guia de Trânsito Animal fornecida pelo Ministério da Agricultura e postos autorizados, um atestado de saúde e vacina em dia, que deve ser fornecido por um veterinário. Caso a viagem com o animal doméstico seja para destinos internacionais, além dos documentos descritos acima, o dono deverá incluir o Certificado Zoo-Sanitário Internacional válido por 8 dias.

Animais Silvestres

Os animais silvestres são aqueles que não estão acostumados a viver perto das pessoas e foram retirados de seus habitat natural, por este motivo, eles podem reagir a presença de pessoas, inclusive em viagens de ônibus.

Para transportar este tipo de animal em uma viagem, é necessário apresentar o Guia de Trânsito do Animal, o atestado de vacina e saúde em dia e uma autorização para o transporte emitida pelo IBAMA.

Todos os animais devem ser transportados dentro de um recipiente como gaiolas, bolsas de transporte ou caixas, eles jamais podem ficar livres no ônibus. O tamanho aceito pelas empresas de ônibus sobre estes recipientes são de acordo com os padrões do mercado.

É bom lembrar que a viação deve ser consultada com antecedência sobre o transporte de animais, pois a empresa pode recusar o embarque ou determinar o desembarque do usuário dos serviços caso o mesmo queira transportar animais domésticos ou silvestres sem o devido acondicionamento ou desrespeitando as disposições legais ou regulamentares, ou se a viação decretar que neste transporte há comprometimento da segurança, conforto ou tranqüilidade dos demais passageiros (inciso V e VII, art. 30 do Decreto n.º 2.521/98).

Importante!

Nem todas as empresas de ônibus permitem o transporte de animais, portanto sugerimos que entre em contato com a empresa desejada e verifique as condições deles.

Após as dúvidas tiradas, você só não pode se esquecer de verificar se o hotel em que irá se hospedar aceita animais. Boa viagem! ;)

 

8 Comentários

  1. sol 3 de novembro de 2014 Reply
  2. Maria Saléte dos Santos 4 de novembro de 2014 Reply
    • TemÔnibus 6 de fevereiro de 2015 Reply
  3. edson 14 de novembro de 2014 Reply
    • TemÔnibus 23 de março de 2015 Reply
  4. ana 1 de abril de 2015 Reply

Adicione um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *