VAI VIAJAR DE ÔNIBUS COM CRIANÇAS?!

CONFIRA AS DICAS QUE PREPARAMOS SOBRE VIAGEM COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES!

Viagens de ônibus com crianças, quais documentos são necessários apresentar e qual o preço da passagem a ser paga, são assuntos que sempre causam dúvidas nos viajantes.

Pensando nisso, o Tem Ônibus resolveu te ajudar e dar dicas importantes sobre o que você precisa saber para poder viajar com tranquilidade com menores de idade.

Se ligue nas dicas:

  • Crianças menores de seis anos não pagam passagem, desde que não ocupem poltronas e estejam acompanhadas de um responsável. Acima desta idade, o preço da passagem é cobrado normalmente.
  • Nenhuma criança (de até 12 anos incompletos) poderá viajar para fora de onde reside, desacompanhada dos pais ou responsável, sem autorização judicial.
  • A autorização judicial para que o responsável viaje com a criança não será necessária quando a viagem for para a mesma região metropolitana ou Estado.
  • O acompanhante da criança, ao comprovar parentesco de ascendente colateral maior até terceiro grau, como pai, mãe e irmão maior de 18 anos, avós ou tios, poderão viajar sem a autorização judicial. A comprovação será feita através de apresentação de um documento original com foto do acompanhante e do menor.
  • O adolescente, a partir de 12 anos, poderá viajar sozinho mas precisará apresentar um documento original com foto.
  • Para o menor viajar com um acompanhante sem parentesco, o acompanhante deverá apresentar uma autorização assinada pelo pai e mãe da criança ou responsável legal contendo nome, endereço, número do documento de identidade e declaração autorizando a viagem da criança contendo o nome completo do acompanhante e cidades de ida e volta. Além disso, deve apresentar uma xerox autenticada da identidade de quem autorizou a viagem e uma identidade ou certidão de nascimento da criança.
  • Os documentos válidos para poder viajar são: Carteira de identidade, CNH, Passaporte, Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade emitida pelo Exército, Marinha ou Aeronáutica. Os menores que não tiverem identidade, deverão levar certidão de nascimento e duas fotos 3×4.

temonibus-blog-image-crianca

Para fazer uma viagem de ônibus com criança requer uma atenção especial, principalmente quando a viagem fizer paradas na estrada; lembre-se também de deixar os documentos em um local que seja de fácil acesso para apresentar ao fiscal, caso seja preciso.

Leve também algo que possa distrair o menor durante o percurso; jogos, livros, gibis são ótimos para matar o tempo, caso queiram ouvir música, garanta que seja com o fone de ouvido para não atrapalhar a viagem dos outros passageiros.

Viajar com as crianças é sempre uma emoção! Eles são super agitados e precisam fazer programas adequados para a suas idades, caso contrário você poderá ter um dia de descanso perdido.

 Ao escolher um destino, procure saber se essa cidade possui uma infra estrutura necessária para os pequenos, se possui diversos locais onde vocês possam visitar e que eles curtam bastante.

Uma ótima opção nesse sentido são os lugares praianos, onde não só as crianças podem se divertir na água e na areia, como você também. Além da diversão, é possível relaxar, já que o clima dessas cidades é mais tranquilo. Só não esqueça de levar o protetor solar, repelente, roupas leves, chapéu, e os queridos baldinhos de areia para que a brincadeira fique completa!

Caso após este texto, você ainda tenha dúvidas, sugerimos que entre em contato com a viação que viajará para ter informações sobre as regras que ela possui para que você se planeje melhor e faça uma ótima viagem de ônibus com crianças, sem desconfortos.

 

14 Comentários

  1. André 4 de dezembro de 2014 Reply
    • TemÔnibus 6 de fevereiro de 2015 Reply
  2. Rafael Flores 18 de dezembro de 2014 Reply
    • TemÔnibus 3 de fevereiro de 2015 Reply
  3. suzeli 25 de dezembro de 2014 Reply
    • TemÔnibus 3 de fevereiro de 2015 Reply
  4. JAIME FERREIRA DA SILVA 8 de janeiro de 2015 Reply
    • TemÔnibus 3 de fevereiro de 2015 Reply
  5. michelly 9 de janeiro de 2015 Reply
  6. vitória Noronha 16 de fevereiro de 2015 Reply
    • TemÔnibus 20 de fevereiro de 2015 Reply
  7. elaine 5 de maio de 2015 Reply

Adicione um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *