EM UMA VIAGEM DE ÔNIBUS, O QUE LEVAR NA MALA?

Alguns dizem que nossa viagem começa quando começamos a arrumar a mala. Faz sentido, pois essa tarefa é uma das mais importantes, já que devemos planejar direitinho o que vamos precisar levar na viagem, como roupas, sapatos, acessórios e muito mais com bastante antecedência.

temonibus-blog-image-roupas

Essa tarefa é ainda mais importante quando a viagem será feita de ônibus e não é permitido levar malas enormes ou mais de uma mala por pessoa (a não ser que uma tarifa extra seja paga para isso).

Importante!

Uma das dicas mais importantes é não se exceder e levar uma enorme quantidade de roupas (lembre que existe limite de peso de bagagem! Leia aqui), basta procurar arrumar a mala com apenas o necessário na viagem, para isso você deve pensar na quantidade de dias que passará fora, o clima do local, as atividades que ira fazer (eventos como jantar ou saídas pra dançar, pedem roupas diferentes) e tentar levar peças que possam ser usadas mais de uma vez.

Para isso, é interessante fazer uma lista alguns dias antes de arrumar a mala para a viagem e anotar tudo que possa ser usado e necessário levar nos dias de folga. Quando for escolher as roupas, procure sempre levar cores neutras e peças que possam ser facilmente combinadas com outras da mala e sirvam para diversas ocasiões.

Existem várias formas de arrumar a mala para procurar aumentar o espaço nela, como por exemplo, enrolar as roupas ou dobrar bem, mas é sempre bom lembrar de procurar se informar com a empresa de ônibus que irá viajar sobre a quantidade e/ou tamanho da mala que é permitido para cada passageiro.

Viagens para praia

Caso esteja viajando para um local praiano, a boa notícia na hora de arrumar a mala é que pode-se levar muitas roupas leves e curtas, pois o local de destino pede roupas e acessórios mais despojados. Isso é bom, pois faz com que as malas não fiquem tão pesadas e sobre mais espaço.

Contudo, sempre vale lembrar que nas cidades de praia, apesar de o Sol aparecer sempre e bem forte, proporcionando ótimos dias de praia, a noite costuma ficar fria e com bastante vento, sendo assim, não custa nada levar pelo menos um casaco e calça para a viagem.

Lembre de tentar montar as combinações de roupas para o pré e pós praia antes de guardá-las na mala, assim fica mais fácil de evitar levar peças que não desejamos levar. Além das roupas, o destino de praia pede que levemos acessórios, protetor solar e repelente para os insetos; portanto não esqueça de reservar um espaço na mala para eles!

Viagens para locais frios

Caso a viagem seja para um local mais frio, procure arrumar a mala com a quantidade certa para os dias que irá passar na cidade. Tente montar conjuntos de roupas para cada dia, evitando assim, que ocupe espaço na mala com peças de roupa extra e que não serão usadas, que servirão apenas para fazer com que a mala pese mais.

Procure escolher casacos e calças que possam ser repetidos, de cores neutras como preto, bege ou cinza e que combinem com outras peças que esteja levando, dessa forma, você pode pensar em levar uma calça que combine com 3 blusas diferentes, que serão usadas em dias diversos e assim, não precisará carregar várias peças de roupas que pesam bastante e tomam o espaço na mala.

Na volta

Arrumar a mala para ir é sempre mais fácil do que para voltar, não é? Para que isso não aconteça, busque não juntar algumas peças usadas dentro de sacolas ou guardá-las na mala sem estarem dobradas; arrume-as da mesma forma que arrumou na ida e separe as roupas sujas das limpas apenas por uma toalha ou canga de praia.

Outra dica legal é separar um espaço na mala, podendo ser aqueles espaços com divisórias em zíper, para guardar as roupas que não deram tempo de secar; desse jeito elas não molham as outras roupas ou deixam elas com mau cheiro.

Bagagem de mão

As empresas de ônibus também possuem um limite de peso para bagagens de mão que irão dentro do ônibus com o passageiro e não no bagageiro que fica na parte debaixo do ônibus. Sendo assim, é indicado pensar direitinho no que levar nesse tipo de bagagem, para que não ocorram problemas na hora da viagem.

Uma opção é levar uma combinação de roupa que possamos trocar caso haja algum imprevisto durante a viagem ou haja extravio da mala; além disso, é sempre bom levar um estojinho com produtos de higiene bucal, maquiagem e remédios para que possam ser usados durante a viagem, principalmente nos pontos de parada na estrada.

Caso caiba na mala, mochila ou bolsa que estiver levando como bagagem de mão, indicamos levar também um casaco (pois nunca sabemos o quão potente será o ar condicionado do ônibus) e algumas coisas que possam te distrair durante o percurso, como livros, revistas e aparelhos que tocam música, mas que possam ser escutadas pelos fones de ouvido, já que não queremos atrapalhar a viagem de ninguém.

Boa viagem! :)

logo_temonibus_interno_h53px

2 Comentários

  1. joao luiz 20 de dezembro de 2014 Reply

Adicione um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *